Hugo Silva

 Hugo Silva

؜؜؜؜؜ ؜؜؜؜  IT – Instituto de Telecomunicações

؜؜؜؜؜ ؜؜؜؜  LinkedIn

 

؜؜؜؜؜ ؜؜؜؜  Perito em:

؜؜؜؜؜ ؜؜؜؜  Hardware e software biomédico, engenharia de sistemas, processamento de sinais e reconhecimento de padrões

 

 

Bio

O Hugo acredita que é um dos poucos sortudos que podem dizer que trabalhou muito poucos dias durante a sua vida … não por falta de emprego (felizmente), mas porque quando fazemos coisas que gostamos e nos apaixonam quase todos os dias , não há limite entre o trabalho e o lazer. Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade de Lisboa, desde 2004, é investigador do Instituto de Telecomunicações, professor da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal desde 2016, e também um dos co-fundadores da PLUX – Wireless Biosignals (http://www.plux.info) desde 2007, onde atualmente é membro do conselho de administração e consultor de inovação. Os seus interesses principais incluem computação fisiológica (isto é, biosinais), engenharia de sistemas, processamento de sinais e reconhecimento de padrões.

 

Workshop #1 | Getting Started with BITalino (r)evolution

 

Descrição

Os dados fisiológicos tiveram um papel transformador em múltiplos aspectos da sociedade, que vão além dos domínios das ciências da saúde aos quais estavam tradicionalmente associados. Enquanto a engenharia biomédica é uma disciplina clássica onde o tema é amplamente abordado, hoje os dados fisiológicos são uma questão de interesse para estudantes, investigadores e entusiastas em áreas que vão desde artes, programação, engenharia, entre outros. Independentemente do contexto, o uso fisiológico em atividades experimentais e projetos práticos é fortemente limitado pelo custo e acesso limitado a materiais de apoio adequados.

Neste workshop vamos concentrar-nos no BITalino, um kit de ferramentas versátil composto de hardware e software de baixo custo, criado para permitir que qualquer pessoa crie projetos e aplicações interessantes envolvendo dados fisiológicos. O hardware consiste num sistema modular de aquisição de sinais biológicos sem fios que pode ser usado para adquirir dados em tempo real, fazer interface com outros dispositivos (por exemplo, Arduino ou Raspberry PI) ou realizar prototipagem rápida de aplicações do utilizador. O software compreende um conjunto de APIs de programação, uma caixa de ferramentas de processamento de biosinais e uma estrutura para aquisição e pós-processamento de dados em tempo real.

Documentação de iniciação ao hardware e software disponível no website:

http://bitalino.com/en/board-kit-bt

http://bitalino.com/en/software

Material e Requisitos
  • Cada grupo de 5 participantes terá ao seu dispor um kit BITalino
  • Laptop
  • Conhecimentos básicos de programação em Python
Preparação Prévia

https://github.com/BITalinoWorld/python-lab-guides/tree/master/BITalino%20Hands-on

back to top